
O Comitê Consultivo de Educação tem como objetivo principal promover e apoiar projetos educacionais que contribuam para a melhoria dos padrões de educação financeira da população brasileira. Navegue em nosso site e conheça os projetos desenvolvidos pelo Comitê e pelas instituições participantes.
O Comitê Consultivo de Educação, instituído pela Comissão de Valores Mobiliários por meio da Deliberação CVM nº 498/06, congrega a CVM e diversas entidades privadas representativas do mercado de capitais com o propósito principal de promover e apoiar projetos educacionais que contribuam para a melhoria dos padrões de educação financeira da população brasileira. Para tanto, além das atividades educacionais de cada associação, instituto ou órgão, são também empreendidas ações conjuntas dos seus membros, desenvolvendo programas de caráter plural e gratuito para diferentes segmentos da sociedade.
Segundo a Deliberação que o instituiu, o Comitê tem os seguintes objetivos:
- Propor e apoiar o desenvolvimento de projetos que contribuam para promover melhores padrões de educação financeira da população, visando, assim, ao desenvolvimento do mercado de valores mobiliários;
- Opinar sobre as iniciativas educacionais já desenvolvidas por outras instituições, com vistas ao seu aprimoramento e compatibilidade com as melhores práticas internacionais;
- Sugerir projetos de atos normativos que concorram para facilitar a compreensão, pelo público geral, dos direitos dos investidores, bem como para fortalecer sua proteção;
- Propor o estabelecimento de parcerias, convênios ou outros mecanismos de cooperação com entidades públicas e privadas, nacionais ou estrangeiras, que contribuam para a educação financeira da população.
As Reuniões
As reuniões ocorrem com a periodicidade necessária, trimestralmente, preferencialmente de forma virtual, ou na sede da CVM, no Rio de Janeiro. Instituições e pessoas interessadas em participar das reuniões para apresentar projetos ou sugestões podem fazer a solicitação junto à superintendência de Proteção e Orientação aos Investidores da CVM ou a qualquer membro.
Além da cooperação entre as entidades do Comitê em suas próprias ações educacionais, o Comitê Consultivo de Educação realiza alguns projetos conjuntos, voltados para públicos específicos. Clique nos projetos abaixo para saber detalhes sobre seus objetivos e como participar.
Programa TOP de Treinamento de Professores
O QUE É
O Programa TOP de Treinamento de Professores é um curso promovido semestralmente (normalmente em janeiro e julho), com duração normal de cinco dias (de segunda a sexta-feira), voltado para a atualização de docentes que lecionam disciplinas relacionadas ao mercado de capitais. Além da oportunidade para se informarem sobre novidades e novas tecnologias, o curso permite aliar à teoria financeira aquela visão prática de operadores e instituições, que nem sempre pode ser obtida quando não há contato permanente com o mercado.
OBJETIVOS DO PROGRAMA
- Promover a atualização de conhecimentos relativos ao mercado de capitais, aliando uma visão prática à teoria;
- Criar um canal permanente de comunicação e relacionamento entre as instituições do Comitê e os professores, divulgando a atuação de cada entidade e o apoio que pode ser prestado ao docente;
- Contribuir para o desenvolvimento de multiplicadores, junto às instituições de ensino de nível superior, que repassem aos alunos as informações recebidas no referido programa, bem como participem de outras iniciativas educacionais.
PÚBLICO-ALVO
Professores vinculados a instituições de ensino de nível superior, de graduação ou pós-graduação, que lecionem ou tenham lecionado nos últimos dois anos disciplinas relacionadas ao mercado de capitais, conforme regulamento. As inscrições são realizadas por meio eletrônico.
CERTIFICADO
Ao final do TOP, é concedido um certificado de participação àqueles que assistirem a todas as palestras (100% de presença, incluindo o encerramento).
INSCRIÇÕES
As inscrições são realizadas eletronicamente, sendo exigida a comprovação de vínculo com Instituição de Ensino Superior, realizada mediante a indicação do link, no próprio formulário de inscrição, para o currículo do professor na Plataforma Lattes do CNPq.
Aguarde informações sobre a próxima edição do Programa TOP.
Programa TOP de Planejamento Financeiro Pessoal
O QUE É
O Programa TOP de Planejamento Financeiro Pessoal é uma nova iniciativa do Comitê Consultivo de Educação da CVM, realizado pela Comissão de Valores Mobiliários e pela Planejar, com o intuito de promover melhores padrões de educação financeira da população, e tendo em vista que o crescimento e o desenvolvimento dos mercados financeiros e de capitais possui relação com um adequado nível de conhecimento dos investidores de varejo sobre poupança e investimentos, que os permita tomar decisões financeiras de forma mais planejada e consciente.
OBJETIVOS DO PROGRAMA
- Apresentar os diferentes elementos do planejamento financeiro em uma visão integrada;
- Detalhar cada um dos componentes do planejamento financeiro;
- Introduzir uma visão prática do planejamento financeiro integrado.
PÚBLICO-ALVO
Professores vinculados a instituições de ensino de nível superior, de graduação ou pós-graduação, que lecionem ou tenham lecionado nos últimos dois anos, disciplinas relacionadas ao mercado de capitais, conforme regulamento. As inscrições são realizadas por meio eletrônico.
CERTIFICADO
Ao final do TOP, é concedido um certificado de participação àqueles que assistirem a todas as aulas (100% de presença).
INSCRIÇÕES
As inscrições são realizadas eletronicamente, sendo exigida a comprovação de vínculo com Instituição de Ensino Superior, a qual poderá ser realizada mediante a indicação do link, no próprio formulário de inscrição, para o currículo do professor na Plataforma Lattes do CNPq.
Aguarde informações acerca da próxima edição do Programa TOP de Planejamento Financeiro Pessoal Virtual.
Programa TOP Análise de Investimentos e Derivativos
O QUE É
O Programa TOP de Análise de Investimentos e Derivativos é uma nova iniciativa do Comitê Consultivo de Educação da CVM, realizado pela Comissão de Valores Mobiliários, pela APIMEC e pela B3, cuja proposta é oferecer atualização do conhecimento de docentes atuantes em instituições de educação de nível superior, sobretudo daqueles que ministram disciplinas sobre o mercado financeiro.
OBJETIVOS DO PROGRAMA
- Apresentar os principais conceitos e características dos derivativos; assim como discutir a atuação da B3 e da CVM;
- Avaliar as operações realizadas pelos profissionais do mercado financeiro e os benefícios, custos e riscos do uso de instrumentos derivativos;
- Apresentar os principais conceitos e características das teorias e instrumentos de análise técnica e fundamentalista de investimentos;
- Avaliar as operações realizadas pelos profissionais do mercado financeiro e os benefícios limitações do uso dos instrumentos de análise; e
- Apresentar os principais conceitos relacionados à integração dos fatores ambientais, sociais e de governança corporativa à análise de investimentos.
PÚBLICO-ALVO
Professores vinculados a instituições de ensino de nível superior, de graduação ou pós-graduação, que lecionem ou tenham lecionado nos últimos dois anos disciplinas relacionadas ao mercado de capitais.
CERTIFICADO
Será concedido um certificado de participação aos que obtiverem 100% de presença.
ATENÇÃO: a participação no Programa TOP de Análise de Investimentos e Derivativos não certifica o professor a exercer qualquer atividade sujeita à regulação pública, nem o capacita, isoladamente, para a docência de matérias relativas ao seu objeto. Nesse sentido, o certificado distribuído destina-se, unicamente, à comprovação de presença integral no evento.
INSCRIÇÕES
As inscrições são realizadas no site do programa, sendo exigida a comprovação de vínculo com Instituição de Ensino Superior, a qual poderá ser realizada mediante a indicação do link, no próprio formulário de inscrição, para o currículo do professor na Plataforma Lattes do CNPq. É preciso que as informações estejam atualizadas e que conste o seu vínculo com a instituição de ensino.
Inscrições encerradas. Aguarde informações sobre as próximas edições.
Prêmio Imprensa de Educação ao Investidor
O QUE É
Esta é uma iniciativa que traz reconhecimento para o papel da imprensa na divulgação e no esclarecimento da sociedade quanto ao mercado de capitais e à educação financeira.
As informações veiculadas pela mídia colaboram para que o público geral possa tomar suas próprias decisões de investimento de forma mais esclarecida quanto a riscos, oportunidades e direitos.
CATEGORIAS
O PRÊMIO IMPRENSA DE EDUCAÇÃO AO INVESTIDOR será concedido segundo quatro categorias:
Jornal – Cobertura Nacional, matérias publicadas em jornais de cobertura ou distribuição nacional.
Jornal – Cobertura Local/Regional, trabalhos publicados em jornais de circulação local ou regional, que não tenham cobertura ou distribuição em todo território nacional.
Revista– Trabalhos publicados em revistas, de tiragem nacional, regional ou local.
Mídia Digital* – Matérias jornalísticas, veiculadas por meios eletrônicos em portais de empresas jornalísticas com domínio brasileiro.
*Para cada trabalho inscrito nesta categoria deverá ser apresentada cópia da página ou do conjunto de páginas da matéria, em arquivo PDF, acompanhada de impressão que comprove a publicação do material por meio do endereço eletrônico (URL) em que a(s) página(s) esteja(m) alocada(s).
PRÊMIOS
Os autores dos trabalhos premiados, classificados em primeiro lugar em cada categoria, ganharão os seguintes prêmios:
- R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais), por trabalho de cada categoria (Jornal, Revista e Mídia Digital). Em caso de coautoria, o prêmio será dividido entre o autor e o(s) coautor(es).
- Certificado (para autor e eventual coautor) e placa alusiva.
INSCRIÇÕES
As inscrições para o 15º Prêmio Imprensa de Educação ao Investidor estão encerradas.
Conheça o regulamento.
Faça a sua inscrição. (aguarde a próxima edição)
*Após a inscrição, os participantes deverão enviar a reprodução da matéria inscrita, em arquivos eletrônicos em formato PDF, no tamanho máximo de 5 MB, para o e-mail do centroeducacional@cvm.gov.br. Em caso de o arquivo eletrônico ultrapassar esse limite, o participante deverá contatar, no prazo de inscrições, a Comissão Organizadora, nos endereços eletrônicos indicados ao final.
Leia o regulamento com atenção antes de se inscrever.
VENCEDORES
Conheça os vencedores do 14º Prêmio Imprensa. (link página própria)
Conheça os vencedores do 13º Prêmio Imprensa. (link página própria)
Conheça os vencedores do 12º Prêmio Imprensa. (link página própria)
Além da CVM, por meio da Superintendência de Proteção e Orientação aos Investidores, compõem o Comitê dois representantes de cada uma das seguintes entidades:
ABRASCA - Associação Brasileira das Companhias Abertas
ABVCAP - Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital
ANBIMA - Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais
APIMEC - Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais
CVM - Comissão de Valores Mobiliários
IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa
IBRI - Instituto Brasileiro de Relações com Investidores
PLANEJAR- Associação Brasileira de Planejadores Financeiros
Como Participar
A inclusão de novas entidades pode ser promovida pelo colegiado da CVM, por proposição do próprio Comitê. Mesmo sem ostentar a condição de membros permanentes, outras pessoas e instituições podem ser convidadas para participar das reuniões, sempre que essa participação contribuir para a consecução dos objetivos e projetos educacionais do Comitê.
Deve ser ressaltado que a participação dos representantes das entidades do Comitê é voluntária e não remunerada e os projetos são financiados e conduzidos na forma deliberada pelas instituições que o integram.
A instituição interessada em integrar o Comitê Consultivo de Educação poderá submeter seu pedido, devidamente instruído com uma apresentação dos programas educacionais por ela desenvolvidos, à Superintendência de Proteção e Orientação aos Investidores, da Comissão de Valores Mobiliários, pelo e-mail soi@cvm.gov.br. Cabe alertar que as iniciativas do Comitê não recomendam qualquer forma de investimento, nem divulgam emissor, intermediário ou prestador de serviços no mercado de capitais, não possuindo caráter comercial. A eventual adesão de novos integrantes ou a participação avulsa em projeto do Comitê poderá ser admitida desde que mantida essa premissa.
Informações adicionais poderão ser obtidas junto às entidades integrantes do Comitê Consultivo de Educação:
ABRASCA
21-2223-3656
CVM SP
11-2146-2081
ANBIMA
11-3471-5244
CVM RJ
21-3554-8364
ANCORD
11-3111-6320
IBRI
11-3106-1836
APIMEC Nacional
11-3107-7396
IBGC
11-3185-4200
B3 – BRASIL, BOLSA, BALCÃO
11-2565-4104
Se preferir, entre em contato pelo Fale Conosco.